Respirar ar puro
TURISMO DE NATUREZA
A serra do moradal garante belas panorâmicas com uma infinidade de cores e sons.
O natural da paisagem oferece uma enorme riqueza geológica e arqueológica que permite observar cascatas, passear no passadiço do Trilho Internacional dos Apalaches, o mais antigo trilho pedestre do mundo.
Note que a extensão do percurso pode representar uma grande exigência física. Recomenda-se fazer o percurso em 2 ou 4 etapas.
Neste Trilho (também designado por GR38 Grande Rota Muradal Pangeia – 38km) estão à disposição dos mais aventureiros 32 vias de escalada de diferentes níveis e uma Via Ferrata.
Pode agendar uma aula gratuita.
Para mais informação, contacte-nos ou visite os sites da autarquia.
Agora, sugerimos que abra a porta da casa Ladeira, ao cimo da rua siga as marcações do Trilho do Estreito (um percurso linear de grau fácil que pode percorrer entre Estreito e Roqueiro) e contemple a natureza!
De realçar no PR4 a passagem por locais emblemáticos da freguesia do Estreito, tais como, a Capela da Senhora da Penha, a fonte de S.João, capela de S.Sebastião, a Torre, o Cruzeiro da Ordem de Malta, a Igreja Matriz ou o casario centenário de xisto existente no lugar de Espinheiros.
CASCATA FRAGA DE ÁGUA D’ALTA – PR4 OLR – GEOROTA DO ORVALHO.
Passadiços inseridos no «Trilho dos Apalaches».
São 50 metros de desnível vencidos por uma sucessão de três véus de água que podem ser observados ao perto e a partir do miradouro situado por cima da cascata, na Cabeça Murada. Um miradouro natural que nos permite admirar a muralha quartzítica da serra. GPS: 40° 0’39.31″N 7°47’42.39″W . O melhor é tirar umas mini-férias para repor baterias e percorrer estes passadiços em direção ao miradouro do Cabeço do Mosqueiro. Uma vista de 360º com a Serra da Estrela em pano de fundo.
PRAIAS FLUVIAIS.
Descubra esta região, visite as aldeias de xisto cuidadosamente recuperadas; como é caso de Álvaro, onde encontra uma praia fluvial em pleno rio Zêzere. No concelho de Oleiros tem, também no Zêzere a praia de Cambas e junto à vila, na ribeira de Oleiros a praia verdejante do Açude Pinto. Ou se preferir a privacidade da nossa casa de férias, pode desfrutar da nossa piscina de Água salgada com vista para a montanha.
Pequenos recantos para momentos únicos!
GASTRONOMIA.
Venha ao centro de Portugal com tempo e deixe-se seduzir pelos sabores misteriosos…
Se gosta de cozinhar, pode usar a nossa cozinha, o forno ou Buarque, se não é o caso, na sede de freguesia, em Estreito tem um restaurante cerca de 3 km, outro no Roqueiro a cerca de 1 km e vários na sede de concelho (Oleiros) onde pode fazer as suas refeições.
Oleiros é a terra do cabrito estonado! Já conhece?
Nos restaurantes em Oleiros pode degustar este emblemático prato sempre mediante marcação.
Os maranhos e o bucho recheado, são deliciosos e pode provar em Oleiros e Sertã. Já a tigelada é mais característica de Proença-a-Nova, mas também é uma constante nas ementas dos restaurantes regionais. Pela Páscoa, realiza-se em Oleiros o Festival do Cabrito Estonado e do Maranho. Fica a dica para agendar a próxima visita.
O linho e a história da população em Estreito
A arte de trabalhar o linho foi uma importante fonte de rendimento na região e por isso está representada nos frescos na Igreja Matriz em Estreito ( localizada a 5 minutos de carro da nossa casa). Pode visitar a bela igreja Matriz do Estreito toda ela pedra (quartzite), retirada do maciço central da serra do Moradal. É uma obra de características únicas e da autoria de José Pires Branco e do Escultor Domingos Gentil Soares Branco. Com o intuito de homenagear, foi criada uma rota alusiva ao linho e no primeiro passeio pedestre participou um grupo de dança entre várias atividades (foto – facebook Município).
Há, ainda, um trilho religioso em Oleiros, onde poderá visitar as capelas e algumas obras de arte nas portas do centro histórico. Motivos para caminhadas não vão faltar não vão faltar, venha com tempo e descubra as nossas aldeias ainda muito marcadas pelo xisto e por trabalhos rurais.